SEJAM BEM VINDOS

DEUS ABENÇOE TODOS QUE AQUI PASSAR!

CAMINHE TRANQUILAMENTE COM PAZ E ALEGRIA INTERIORES

sábado, 31 de março de 2012

IRS. DA SAGRADA FAMILIA



Parabéns aos leig@s da Sagrada Família. O blog está lindo! Vou divulgar. Contem comigo e com todas as Irmãs da Sagrada Familia. Estamos com vocês. Que Santa Emília de Rodat abençõe o trabalho a caminhada e a missão de vocês para junt@s Anunciar o AMOR a PAZ e a ALEGRIA de Cristo Jesus que ressuscitará em nossos corações.
Um abraço todo especial e uma FELIZ PÁSCOA!
Ir. Nita.

SEMANA SANTA




Domingo de Ramos é o dia em que celebramos a “entrada triunfal” de Jesus em Jerusalém, exatamente uma semana antes da sua ressurreição. Este evento aconteceu no domingo antes da crucificação de Jesus.
Em memória deste evento é que se celebra o Domingo de Ramos. Este dia tem esse nome por causa dos ramos de palmeira que foram colocados na estrada enquanto Jesus montava no jumento em Jerusalém.









Círio Pascal: o que é?
O Tempo da Páscoa ou Tempo Pascal vai do domingo da Páscoa até a Solenidade de Pentecostes (Festa do Espírito Santo). Durante este período, o círio pascal (aquela vela grande que é acesa durante a Vigília Pascal, no Sábado de Aleluia) fica junto ao altar e sempre é aceso novamente durante as Santas Missas e Batizados. Ele representa Jesus Ressuscitado, que é a Luz do Mundo
"EIS A LUZ DE CRISTO! DEMOS GRAÇAS A DEUS!
Você já prestou a atenção naquela vela grande bem decorada sobre um belo e enfeitado pedestal? Você já percebeu como aquela vela traz uma série de sinais, números e letras? A GRANDE VELA é o CÍRIO PASCAL: simboliza, recorda, faz a memória da pessoa de Jesus Cristo ressuscitado.
O CÍRIO PASCAL
É preparado, abençoado, aceso e conduzido para a Igreja na noite da Santa Vigília Pascal.
A grande celebração da Vigília Pascal se inicia normalmente com a bênção do "FOGO NOVO", fora do recinto da Igreja. Este FOGO NOVO, FOGO DA PÁSCOA, FOGO QUE QUEIMA, ILUMINA e AQUECE, recebe uma bênção especial, antes de ser aceso o CÍRIO PASCAL.
É com uma chama do FOGO NOVO BENTO que o CÍRIO é aceso. Terminada a preparação do CÍRIO PASCAL, inicia-se a procissão para introduzi-lo solenemente no interior da Igreja. Apagam-se todas as luzes para deixar o ambiente completamente escuro e eis o significado:
A Igreja toda às escuras simboliza o mundo em trevas, o mundo sem Deus, sem Jesus, sem o Evangelho. Nesta escuridão do mundo brilhou e brilha uma única luz verdadeira, a luz de Jesus ressuscitado, simbolizada pela Luz do CÍRIO PASCAL.
O CÍRIO, é aceso e elevado e apresentado aos fiéis reunidos através do cantor: "Eis a Luz de Cristo!" Os fiéis voltam-se para o CÍRIO, ajoelham-se e cantam: "Demos Graças a Deus!" O sacerdote prossegue até o centro da Igreja, faz novo anúncio e os fiéis respondem com o mesmo canto, em frente ao altar. O sacerdote coloca o CÍRIO num pedestal e incensa para significar a adoração que os fiéis prestam ao Ressuscitado. Logo a seguir, o sacerdote canta o "Exultet" (de alegria). Agora você pode participar de forma mais profunda da bênção do FOGO NOVO. Agora vamos ver o significado dos sinais, números e letras que decoram o CÍRIO PASCAL:
A CRUZ: A cruz encravada no CÍRIO, em geral de cor vermelha, lembra a Cruz de Jesus Cristo. Jesus e Cruz mantêm um vínculo indestrutível. Ao traçar a Cruz sobre o CÍRIO o celebrante diz: (no vertical) "Cristo, ontem e hoje, (no horizontal) princípio em fim".
AS LETRAS: As duas letras colocadas ao alto e embaixo da Cruz, o Alfa e o Ômega, são a primeira e a última letra do alfabeto grego. Ao cravar as duas letras o celebrante diz: "ALFA E ÔMEGA", quer dizer, "PRINCÍPIO E FIM".
O NÚMERO: O número 2012, que varia conforme o ano corrente, é a afirmação que Jesus é o mesmo, ontem, hoje e para sempre: O nº (2) A Ele e o tempo, o nº (0) é a eternidade, o nº (1) A glória e o poder e o nº (2) pelos séculos. Amém.
AS BOLINHAS (grãos de incenso): As cinco bolinhas que são afixadas à cruz, uma ao alto, outra ao centro, outra embaixo e as outras duas nos dois braços da cruz, simbolizam as cinco chagas de Jesus Cristo. O celebrante diz: (ao alto da cruz) "por suas Santas Chagas", (ao centro) "suas Gloriosas Chagas", (embaixo) "o Cristo Senhor", (à esquerda) "nos proteja", (à direita) "e nos guarde. Amém".





QUINTA-FEIRA SANTA
INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA E CERIMÔNIA DO LAVA-PÉS

Com a Missa da Ceia do Senhor,celebrada na tarde de quinta-feira,a igreja da início ao chamado
Tríduo Palcal e comemora a Ùltima Ceia de Jesus Cristo. Nesta Missa ocorre a cerimônia
do LAVA-PÉS que lembra o gesto de Jesus na Ùltima Ceia,quando lavou os pés dos seus apóstolos.


SEXTA-FEIRA SANTA

Celebra-se a paixão e morte de Jesus Cristo. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia
que, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser vivido em clima de luto
mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que,morrendo,foi vitorioso
e truxe a salvação para todos ,ressurgindo para a vida eterna.Reconmenda-se o
jejum para todos os que possam faze-lo.



SÁBADO-SANTO- VIRGÍLIA PASCAL


Inicia-se na noite do Sábado Santo em memória da noite Santa da Ressurreição
gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo .È a chamada "a mãe de todas as Santas 
vigílias",porque a igreja mantém-se de vigília à espera da vitória do 
Senhor sobre a morte.



 DOMINGO DE PÁSCOA


A palavra "páscoa" vem do hebreu "Peseach" e significa "passagem".
Lembra a passagem do povo hebreu que saiu da escravidão do
Egito para a nova terra, prometida por Deus. A passagem da morte,
para a vida, vitória da ressurreição de Jesus Cristo. Através da sua
ressurreição,Jesus prova que a morte não é o fim e que Ele é
verdadeiramente o filho de Deus.